31 março 2007

Blue?

Nota: Estes colchões ainda não têm sombra. Já agora, à laia de curiosidade, este desenho foi praticamente todo desenhado na Loja do Cidadão das Laranjeiras. Não é dos meus sitios preferidos para desenhar...
(este desenho já foi vendido)

29 março 2007

28 março 2007

Princesa incompleta

Geralmente estes desenhos são feitos seguindo uma certa ordem: primeiro a grelha que vai dar origem à cama (que é muito geométrica), depois a Princesa no sítio e na posição em que quero que fique, depois os colchões, começando de baixo para cima (nunca sei ao certo quantos ficam no final, por isso o número varia) e depois outros pormenores (um gato, uma cadeira, as pantufas, o modo como o lençol está...etc)
Em relação à aguarela as coisas também vão variando. Como vou pintando mais do que um colchão ao mesmo tempo tento sempre que eles não se toquem, para as cores não se diluirem umas nas outras, pelo que trabalho colchão sim colchão não... (será que isto faz sentido para quem lê?) Ah, e sempre com cuidado para não ficar uma salada russa de cores.. esse sim, é o grande desafio!

Da inspiração e essas coisas...

A partir do momento em que cheguei a uma forma de desenhar a Princesa da Ervilha que me agradava, todas os desenhos seguintes passaram a ser muito semelhantes.. No fundo tornou-se uma receita, com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta. Uma das vantagens era poder fazer séries, porque os desenhos são todos tão semelhantes em si (a cama sempre na mesma perspectiva...) que é mais fácil fixar a atenção noutros pormenores como a princesa e os padrões dos colchões. O exemplo acima é daqueles que eu digo que não correu lá muito bem.
Um amigo que acompanhou o nascimento deste tipo de desenho disse-me que a cama, com esta perspectiva propositadamente naïve, lhe fazia lembrar a cama do Little Nemo in Slumberland, comentário que muito me lisongeou!

Das minhas musas: Lisbeth Zwerger

Ilustração de Lisbeth Zwerger retirada de um artigo sobre ela neste site
Uma das minhas primeiras musas (senão mesmo a primeira) foi esta senhora austríaca. Já não sei dizer exactamente qual foi o primeiro livro dela que eu tive, mas é bem capaz de ter sido Os Sete Corvos, dos irmãos Grimm. Juntamente com A Polegarzinha eram, à data, dos poucos livros dela que eu conhecia, editados pela Civilização. Agora há felizmente muitos muitos mais... Reparem se puderem na maneira como ela trata os tecidos.. foi muito inspiradora para as minhas primeiras princesas!

25 março 2007

A princesa e o Mackintosh

Há uns bons tempos fiz uma princesa com um portátil para um amigo que trabalhava como monitor numa sala de mackintosh.. (esta é uma versão ranhosa, a dele era muito mais bonita). Acho que a próxima vai ter um cão. Aceitam-se sugestões. (este desenho já foi vendido)

21 março 2007

E eis que ela volta!

Porque as ervilhas andam aí, há que continuar a fazer princesas! Este blog vai-se dedicar exclusivamente a esta temática, sejam as princesas, as ervilhas, as princesas da ervilha, as princesas com ervilhas e outras que tais... divirtam-se. (este desenho já foi vendido)